sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Voluntariado

Voluntariado é daquelas palavras e ações que mais definem quem eu sou. Tenho 22 anos e já fiz algumas dezenas de ações de voluntariado, nas mais diversas instituições e áreas.
Hoje em dia há tantas, mas tantas formas de fazer voluntariado, que na verdade só não faz quem não quer. Há voluntariado social, cultural, humanitários, de eventos, desportivo, enfim... oferta é o que não falta. Eu já fiz um pouco de tudo, desde socorrista, até voluntária em eventos desportivos, passando pelo Banco Alimentar e associações de proteção a animais.

Sou daquelas pessoas que acha que há muito mais a ganhar do que a perder, desde que não implique gastos, além do tempo. Foi também através de voluntariado que desenvolvi e descobri algumas das minhas capacidades, por exemplo, manter a calma e saber gerir uma situação grave de conflito, ou simplesmente saber escrever para artigos desportivos. Contudo, há um tipo de voluntariado que ainda não realizei, o internacional. Talvez porque na maioria das vezes não consigo encarar a maioria das experiências como voluntariado. Tudo bem que o nosso trabalho lá não será pago, mas pagar mais de 1000€ em viagens e logística, para fazer voluntariado, é algo que me custa compreender. Desde os 10 anos que faço algum tipo de voluntariado, e nunca (ou quase nunca) me pediram dinheiro. Acho que tenho algumas das competências necessárias para um voluntariado internacional, porém, onde está o dinheiro para isso? Eu não tenho, por isso não posso ir, simples e triste.

E por aí? Já fizeram ou fazem voluntariado? :)


5 comentários:

  1. Olha eu nunca fiz mas era uma coisa que adorava fazer, e ainda tenho de fazer nem que seja pelo menos uma vez...
    Mas mesmo assim, sempre que posso ajudo sempre alguém na rua :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que vais gostar imenso, e o que ganhas é muito maior do tempo que dás. :) beijinhos *

      Eliminar
  2. Pertenço a uma associação de estudantes e no momento, até estamos a desenvolver um projeto social para ajudar alunos mais carenciados e de certa forma, considero ser voluntariado, visto trabalhar e fazer várias coisas, sem receber. Claro que recebo outras coisas em troca, mas é mais ou menos como o voluntariado!
    Beijo, ☆
    Blonde and Heels

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é voluntariado, e para mim o voluntariado é assim mesmo, dar umas coisas e receber muitas mais, quer seja em formação ou até em sorrisos. :)
      Beijinhos *

      Eliminar