terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ir à aventura?

Muito se fala sobre as pessoas que deixam o seu país e partem em busca de uma vida melhor. Vida melhor tem significados diferentes, para pessoas diferentes, mas anda em volta de melhores condições de trabalho, trabalhar no que se gosta e sermos (bem) pagos por isso. Andaremos nós em busca do mesmo que as gerações anteriores andavam à procura? Hoje em dia sabemos que quem vai embora, vai qualificado (leia-se com um canudo), mas não é verdade que atualmente é mais fácil tirar um curso superior do que há 20 anos atrás?

Não tenho uma grande tendência de emigração na minha família, apesar de não ter nascido em Portugal. O "bichinho" por ir conhecer novos sítios, pessoas e espaços, sempre foi uma constante e lembro-me de ter uns 8 anos, e ter um mealheiro que dizia viajar. Cada vez tenho mais amigos a aventurarem-se lá fora, em busca de um trabalho naquilo que estudaram, e posso dizer que 100% deles estão a trabalhar nisso mesmo! Sabermos que cá estudamos, por exemplo, 5 anos e meio em Veterinária e no máximo no início de carreira conseguimos um estágio profissional (ronda os 600/700€), e em alguns países o ordenado médio está estimado em 2500/3000€. Bem sei que o estilo de vida em alguns países é muito superior, mas ganhando o triplo, não conseguimos viver bem? Cada vez penso mais nisto, cada vez vejo ofertas mais tentadoras. Há várias coisas que me prendem a Portugal, e a distância sempre foi uma coisa que me custou a lidar, mas se o nosso coração for connosco, se fizermos o que gostamos e ainda nos pagarem, não vale a pena?

E vocês? Alguém já emigrou ou pensa fazê-lo? :)
(não, não sou Veterinária :p)


5 comentários:

  1. Nunca emigrei. Tenho primos e tios que emigraram e nuca regressaram... apenas para férias!
    Recentemente a minha cunhada também emigrou!
    Acho que se não tivesse a minha filhota isso seria algo a ponderar!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a grande maioria das pessoas que vai embora, já não regressa, só para férias... aliás, o nosso país para férias é maravilhoso! :)

      Eliminar
  2. r: Já apontei na minha agenda ^^
    Eu faço anos dia 5 de Abril :)

    ResponderEliminar
  3. Revejo-me totalmente nas tuas palavras, tal como tu estou a pensar seriamente partir à aventura para encontrar algo melhor. Infelizmente, o nosso país não nos dá as condições que merecemos...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não dá mesmo, pelo menos por agora sermos reconhecidos e pagos pelas competências que temos é quase uma miragem.

      Eliminar